Sistema de Pressurização de Escada

Atualizado: Jun 24

Entendendo como funciona nos edifícios esse importante sistema.


A pressurização em escadas é um sistema de segurança que funciona através de um insuflamento mecânico de ar no ambiente. Muitas pessoas acham que essas escadas servem para utilizar somente quando o elevador está com defeito ou em manutenção, porém sua função vai além disso, a principal é servir como rota de fuga, pois é por ela que as pessoas que estão no edifício saem em um momento de incêndio e pânico e é por ela que os bombeiros acessam para o resgate e o combate ao incêndio.

A norma que serve de base para projetos, instalações e manutenções desse sistema é a NBR 14.880 e a NT2 -09 do Corpo de Bombeiros do estado Rio de janeiro – RJ.



E como funciona esse sistema de pressurização de escada?

- Basicamente é quando ocorre um incêndio, e o detector de fumaça ativa o sistema de ventilação e o mesmo consegue fazer uma captação do ar externo livre de fumaça, e através de uma rede de dutos que passa pelo shaft do edifício, vai insuflar esse ar limpo pelas grelhas que estão posicionadas nos andares no ambiente das escadas, com uma determinada pressão e volume, esse ar insuflado, impede que a fumaça passe pela porta de acesso a escada no momento que uma pessoa abra para a fuga desse incêndio. Existem outras premissas mais técnicas no que diz respeito a regulagens, alívios, segurança na energia elétrica e etc, mas basicamente essa é a principal função do sistema.

Todo esse sistema precisa ser bem projetado e ter a execução fiel ao projeto, para que ele garanta que a fumaça não irá adentrar no ambiente de fuga. A JTS Engenharia e Soluções Técnicas pode fazer esse sistema funcionar em seu edifício com garantia de qualidade e anotação de responsabilidade técnica. Seguimos com muito rigor as normas (NBR 14.880), e a NT 2-09 do CBMERJ do Rio de Janeiro e as legislações vigentes.

Entre em contato agora mesmo clicando no link abaixo para solicitar um orçamento.