PEC 7/2021 - Qualidade do Ar Interior

Segue em tramitação uma importante proposta de emenda à Constituição brasileira, que dá direito a população a qualidade do ar de ambientes internos.

A PEC 7/2021 vai alterar o artigo 5° para LXXIX onde descreve: é garantido a todos o direito à qualidade do ar, inclusive em ambientes internos públicos e privados de uso coletivo”.

Sabemos da importância que a conservação do ar em qualquer ambiente, é um fator determinante para a saúde da população. E nesse difícil momento de pandemia covid-19 que estamos vivendo, a qualidade do ar interna ganhou grande relevância.

Não temos dúvidas de que a poluição lançada na atmosfera é totalmente prejudicial à saúde humana. São diversas doenças relacionadas com o sistema respiratório. Pesquisas na Escola de Saúde da Universidade de Harvard – EUA, apontam infecções mais severas relacionadas à covid-19, para locais poluídos com grandes contaminações atmosféricas.

Portanto, se a qualidade do ar externo é de suma importância, devemos tratar o ar interno com o mesmo grau de conservação. Um ar interior sem a devida renovação e ventilação é um ar inadequado, que causa o absenteísmo, perda de concentração, cansaço e pode causar internações e até mesmo o óbito. Todo o cuidado visando à obtenção de uma qualidade do ar aceitável, está prevista em instruções das normas técnicas brasileiras e resoluções da vigilância sanitária (ANVISA).

Então, estamos torcendo para que essa emenda seja aprovada e que ela traga bons frutos para toda população. Um ambiente limpo e sadio é direito de todo cidadão. Se pensarmos bem, é no ambiente de trabalho, universidades, escolas e etc., que passamos a maior parte do tempo, por isso, nada mais justo que essa lei seja acatada e que também ela seja cumprida e fiscalizada pelos órgãos competentes com rigor e seriedade para que todos possam ter qualidade de vida e saúde.



Fique atento quanto as regulamentações dos órgãos responsáveis, evite surpresas.

Se precisar de consultoria especializada em engenharia de climatização, conte conosco.