Meu ar condicionado não está gelando, o que pode ser?

Existem diversos motivos que podem afetar o bom funcionamento do ar condicionado. No conteúdo de hoje, iremos compartilhar os principais motivos e mais frequentes fatores que podem ocasionar o mal funcionamento do seu ar condicionado.


Sujeira nos filtros de ar

Os filtros têm como principal função (Filtrar) e evitar a entrada de partículas de sujeira no sistema do ar condicionado, e com o tempo, é gerado um acúmulo de sujidade no filtro, havendo a necessidade de limpeza. A falta de manutenção nos filtros e unidades internas, afetam diretamente a circulação de ar dentro do aparelho, impossibilitando que o equipamento não cumpra uma das suas principais funções que é a de resfriar o ambiente.


Vazamento de gás

A alternação de pressão e temperatura dos fluidos refrigerantes é a principal dinâmica de funcionamento do ar condicionado. É natural que ocorra dilatação e retração das porcas que fecham e fixam as mangueiras. Por conta disso, acontecerá o afrouxamento, causando pequenos vazamentos no sistema de mangueiras, que irão aumentando com o tempo, até comprometer totalmente o sistema. Para resolver esse problema, será necessário contratar uma empresa ou profissional capacitado para investigar e corrigir esses pequenos vazamentos.


Refrigeração incorreta para o ambiente

A metragem do ambiente que será climatizado, deve ser mapeada e dimensionada, permitindo a instalação adequada do equipamento, respeitando as diretrizes técnicas do sistema de cada equipamento.

Saber qual é a carga térmica contida no ambiente é extremamente importante, pois isso define o tipo de instalação e equipamento ideal para sua necessidade de operação. Essa energia é determinada pelo volume de pessoas que utilizam a área, pelos aparelhos que emitem calor e pela posição do ambiente em relação ao sol.


Projetos e Instalação;

Desenvolver um projeto sólido, focado no correto dimensionamento e instalação em ambientes, de forma que proporcione conforto térmico, desempenho e bom funcionamento de acordo com a estrutura e atendimento das normas da vigilância sanitária é muito importante para concretização do projeto. E assim por diante, seguir para a etapa da obra e instalação.

Analisar todos os parâmetros envolvidos no projeto, permite o proprietário da obra ter informações importantes para tomada de decisões, estudo de custo associado ao investimento do empreendimento, informações importantes sobre o custo operacional e de consumo de energia.


O correto dimensionamento, atribui segurança na performance do sistema, impactam na vida útil do equipamento e garantem o atendimento da necessidade esperada. Mais importante ainda, é atender as normas vigentes de instalação e qualidade do ar.

Muitos empreendimentos, em sua maioria antigos, não possuem um projeto que atende as normas de instalação e qualidade do ar, comprometendo não só a performance do sistema de climatização, como colocando em risco a saúde das pessoas que transitam no ambiente climatizado. Isso vale para empresas que possuem um projeto muito antigo, que ainda não reformularam sua estrutura.





Contato

021 990398375

©2020 por JTS Engenharia de Climatização.