Entenda como funciona os diferentes tipos de Ar Condicionado.


Existem diferentes tipos de ar condicionado, cujo cada um possui determinadas especificações que funcionam melhor em algumas situações.

Este conteúdo, vai ajudar você a identificar as características dos diferentes tipos de ar condicionado.


Modelo Fancoil

Este modelo é um dos mais utilizados em lojas, shopping center, Aeroporto e Hospitais. Este modelo é indicado para ambientes que possuem necessidades de grandes potências, de forma que atenda a demanda de altas cargas térmicas.

O sistema desse modelo, utiliza água gelada, dispensando a utilização de fluido refrigerante. A água gelada é fornecida por um equipamento conhecido como Chiller, , e deve ser fornecido pelo próprio empreendimento local.


O sistema de climatização desse equipamento basicamente consiste em um trocador de calor e um ventilador. Ele funciona através do uso da água gelada que passam pelas serpentinas do Fancoil, e o ventilador força o ar em direção aos dutos que distribui o ar refrigerado por todo o sistema, até os difusores instalados no ambiente. O sistema utiliza também, além do ar de retorno o ar externo , com a finalidade de renovar o ar no ambiente interno.


Modelo Split Hi-Wall

Este modelo, é constituído por dois equipamentos, cujo um deles é a evaporadora que fica localizada na parte interna e o outro é a condensadora que também fica instalada na parte interna.


O sistema Split possui vários modelos, o mais comum, este o qual está sendo citado no texto, que permite sua simples instalação na parede, encontrado em muitas residências e estabelecimentos de pequeno porte, destacando-se pelo baixo custo e fácil instalação.

Modelo Split Piso-Teto


Este modelo permite ser instalado no piso ou no teto, por isso o nome PISO-TETO, com um desempenho de alta performance e potência.

O ar condicionado piso-teto pode ser instalado em diversos tipos de decoração assumindo o título de ar condicionado com instalação mais versátil.


Modelo Split Cassete

Este modelo, é instalado no forro ou no teto, podendo ficar embutido, essa é uma das suas principais vantagens. A outra, é que ele possui quatro vias de saída do ar, e que pode ser controlado o fluxo de ar em cada haste, individualmente, de acordo com o que você deseja.


Modelo Multi Split

Neste modelo, o sistema foi desenvolvido para manter a climatização distribuída para diversos ambientes, pois seu sistema possui várias unidades evaporadoras e apenas uma única condensadora.

Por conta desse sistema bem distribuído, este modelo de ar condicionado tem uma performance muito boa, sem perdas e com alto rendimento, além de garantir fácil instalação, sendo também muito versátil, economizando pouco espaço.


Modelo Split Dutado ou Ar Condicionado Central

É muito comum ter esse modelo de equipamento instalado em lojas e grandes escritórios onde possui carga térmica elevada, no geral, ambientes com grandes dimensões, permitindo a distribuição para diversos locais no ambiente.

Seu funcionamento, é composto por uma unidade evaporadora (trocador de calor, ventilador) e uma unidade condensadora que faz a troca de calor do gás refrigerante. A unidade evaporadora resfria o ar e o força pelos dutos, distribuindo o ar refrigerado em locais estratégicos, sendo possível resfriar mais de um ambiente ao mesmo tempo. A filtragem do ar ocorre no próprio equipamento.


Importante ressaltar que antes de comprar o aparelho de ar condicionado para sua loja, deve ser feito um projeto com o correto dimensionamento e instalação, proporcionando conforto térmico e atendimento às normas da vigilância sanitária.

Conclusão: Existem diversos tipos de ar condicionados que funcionam de acordo com suas características, tamanho do ambiente e sistema. É muito importante entender as diferenças e adequações de acordo com a sua necessidade.


Fique atento quanto as regulamentações dos órgãos responsáveis, e evite surpresas.

Se precisar de consultoria especializada em engenharia de climatização, conte conosco.

Contato

021 990398375

©2020 por JTS Engenharia de Climatização.