Como escolher ar-condicionado para sua loja?

Entender as diferentes características e tipos de ar condicionado é muito importante para identificar as opções de equipamentos que podem atender a sua necessidade. Muito importante também, respeitar as orientações e padrão estipulados pelo empreendimento o qual seu estabelecimento está inserido.


Espaço interno

A metragem do ambiente que será climatizado, deve ser mapeada e dimensionada, permitindo a instalação adequada do equipamento, respeitando as diretrizes técnicas do sistema de cada equipamento.


Carga térmica do ambiente

Saber qual é a carga térmica contida no ambiente é extremamente importante, pois isso define o tipo de instalação e equipamento ideal para sua necessidade de operação. Essa energia é determinada por alguns fatores como por exemplo: volume de pessoas que utilizam a área, pelos aparelhos que emitem calor e pela posição do ambiente em relação ao sol.


Alimentação elétrica

Avaliar a alimentação elétrica é extremamente necessário para entender a sobrecarga de energia quando um equipamento novo é instalado. Antes de adquirir o equipamento, é importante saber se o local onde você tem sua loja, está apto para receber uma nova carga de energia. Fique atento quanto a voltagem, se é 220v, 110v ou trifásico.


Modelo convencional ou Inverter

Dentre essas duas opções o que diferenciam cada uma delas é economia associada a cada tipo de sistema que compõem cada equipamento. O modelo Convencional, o compressor do ar-condicionado liga e desliga para manter o ambiente climatizado. Após atingir uma certa temperatura, ele para e volta a funcionar quando precisa refrigerar o ambiente mais uma vez.


Já no modelo Inverter, a climatização do ambiente acontece de maneira mais gradativa, tendo menos oscilações em seu sistema, operando sempre em rotação contínua, resultando uma economia na sua “conta de luz”.


Importante ressaltar que antes de comprar o aparelho de ar condicionado para sua loja, deve ser feito um projeto com o correto dimensionamento e instalação, proporcionando conforto térmico e atendimento às normas da vigilância sanitária.



Conclusão: Existem diversos tipos de ar condicionados que funcionam de acordo com suas características, tamanho do ambiente e sistema. É muito importante entender as diferenças e adequações de acordo com a sua necessidade.


Fique atento quanto as regulamentações dos órgãos responsáveis, e evite surpresas.

Se precisar de consultoria especializada em engenharia de climatização, conte conosco.

Contato

021 990398375

©2020 por JTS Engenharia de Climatização.