A falta de manutenção em ar-condicionado pode ser um criadouro de vírus?


Muito tem sido comentado sobre as diversas formas de transmissão do COVID 19, mas a principal forma de contágio é pelo ar. Tendo em vista este risco, reforçamos a importância da higienização conforme as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias.

É muito importante ter no ambiente renovação de ar conforme a RESOLUÇÃO 09 da ANVISA , de forma que possa diluir os poluentes, prevenindo a proliferação de diversas bactérias, inclusive virais.


Para que seu sistema de ar-condicionado tenha um melhor aproveitamento, é necessário manter os filtros sempre limpos e higienizados, pois desta forma, ajudarão a reter partículas contaminantes.


Ainda não existem estudos científicos que comprovem a eficácia da higienização dos sistemas de climatização em meio a pandemia, desta forma, não podemos considerar como medida principal de prevenção.


No entanto a falta de manutenção em sistemas de climatização pode ser uma porta de entrada e oferecer grande risco à saúde das pessoas que frequentam aquele ambiente, pois podem causar problemas no quadro respiratório (alergias) baixando assim a imunidade, ficando propício a contaminação não somente pelo COVID 19, como de outras doenças, por exemplo: Fungos e bactérias por conta do excesso de pó acumulado no sistema.